Conquiste a fidelidade do cliente no seu restaurante

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Todo negócio está centrado em um objetivo: aumentar as margens para gerar mais lucro. E embora os novos clientes sejam fundamentais, são os clientes fiéis que realmente contribuirão para isso. Portanto, manter clientes é importantíssimo e tudo começa com a segmentação deles.

O que é segmentação de clientes?

A segmentação de clientes ocorre quando você divide seus clientes com base em hábitos de consumo e outros fatores que afetam a forma como eles se comportam em seu restaurante.

Essas informações podem ser facilmente divididas se você possuir seus próprios dados. A partir daí, você pode direcionar mensagens relevantes para esses grupos.

Duas chaves para a verdadeira lealdade

Aqui estão duas coisas que levarão seus esforços de fidelidade a novos patamares:

1. Incentive a frequência de consumo no seu restaurante

Agora que você tem listas segmentadas da sua base de clientes, é chegado o momento de se comunicar com eles. Você pode criar personas para categorizar melhor seus diferentes tipos de públicos. Tudo para que possa enviar mensagens e ofertas relevantes.

Por exemplo, se seus dados mostram que uma grande parte dos seus clientes trabalha de forma híbrida, almoçando fora somente alguns dias e aproveitando o final de semana em família, essas são algumas ideias de ações de marketing:

. Anúncio no Instagram durante a semana focado nas opções de pratos executivos.

. Impulsionamento de post divulgando os pacotes para confraternizações de final de ano.

. Parceria com influenciadores do nicho de gastronomia para lançar a carta de drinks novos.

. E-mail mkt com código de desconto para pedidos realizados pelo site do seu restaurante.

. SMS com desconto para ser usado em dias de menor movimento, como segundas e terças.

. Newsletter informando sobre lançamentos de pratos infantis no cardápio e combos família.

. Propaganda em mídias OOH como bancas de jornal e metrô, comunicando o endereço do restaurante mais próximo.

Lembrando que não existe fórmula pronta. Cada restaurante precisa testar e validar quais ações funcionam e trazem resultados efetivos.

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2. Aumente o ticket médio dos clientes

Quando um cliente adora o seu restaurante, ele vai querer gastar mais. Aproveite essa confiança para oferecer aquela sobremesa nova do cardápio. Caso você tenha um fast food, utilize o autoatendimento para fazer vendas sugestivas, como batata frita ou um milk shake. Oferecer adicionais, como molhos exclusivos também é uma maneira de estimular o valor gasto pelo cliente.

Outra forma de fazer com que os clientes queiram comprar mais é por meio de um programa por pontos. Atingir determinada pontuação pode estimular seu cliente a consumir mais para alcançar de forma mais rápida o bônus.

Use a tecnologia a seu favor

Conhecer sua base de clientes é vital para conduzir um programa de fidelidade. E ter uma tecnologia de CRM capaz de gerenciar dados, ofertas e automatizar mensagens, pode levar sua fidelização ainda mais longe. Para você melhorar o envolvimento do consumidor, o sistema de PDV do Colibri é integrado com uma solução de programa de fidelidade.

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